Frieren: O Que Vem Depois do Fim?

O que vem depois do fim?

Como são as histórias depois do clímax? O que vem depois do “felizes para sempre” dos contos de fada ou do último boss em um jogo de RPG? O que fazem os super-heróis depois que todos os vilões já foram detidos? Será que vale a pena ouvir uma história de uma aventureira depois de ela matar o rei demônio?

Meu nome é Bruno e hoje vamos falar sobre Frieren e o que vem depois que a história acaba.


A História de Frieren

Frieren é um anime que chegou com tudo, com uma animação impecável, trilha sonora extraordinária e que tirou o top 1 do My Anime List de ninguém mais ninguém menos que Fullmetal Alchemist: Brotherhood.

Uma Proposta Inusitada

O anime começa com um grupo de aventureiros voltando para a capital depois de matar o rei demônio e conquistar a paz mundial. O grande objetivo de todos os animes de fantasia é completado antes do primeiro episódio. Isso já me deixou curioso, me fez pensar: “Vamos ver o que tem aí para fazer em um mundo onde não tem um rei demônio para matar.”

O Grupo de Aventureiros

No grupo de aventureiros temos Frieren, uma maga elfa muito poderosa que tem cerca de 1000 anos de idade. Isso será central para a trama porque ela tem uma noção de tempo muito diferente da dos humanos. Os 10 anos que eles viveram juntos realizando a quest foram literalmente 1% da vida dela.


A Brevidade da Vida Humana

Após o retorno dos quatro aventureiros: Frieren, nossa protagonista; Eisen, o anão porradeiro; Heiter, o sacerdote desvirtuoso e Himmel, o herói, eles decidem assistir a uma chuva de meteoros que passa a cada 50 anos. Depois disso, cada um segue seu caminho e vamos acompanhar Frieren.

Ela vai buscar magias e estudar, algo bem bucólico e lento. De repente, ela lembra que Himmel, o herói, está com um artefato que pode ser útil para ela. Ela retorna à cidade e encontra ele bem velhinho. Aqui, somos introduzidos de vez ao elemento principal da história: o tempo.

Para Frieren, ela só foi estudar um pouco, mas para Himmel, fazia 50 anos que ele não a via. Eles aproveitam e se juntam aos outros para reassistir a chuva de meteoros. Logo depois, Himmel se vai. E vemos Frieren entendendo um pouco mais sobre a brevidade da vida dos humanos, percebendo que aqueles 10 anos podem ter sido os melhores 1% da vida dela.


A Jornada de Frieren e Fern

A vida continua, e a de Frieren por muito tempo. Ela volta à sua vida bucólica de procurar magias, mais alguns anos se passam. Para você ter uma noção de como eles eram importantes, o calendário é contado a partir da morte de Himmel. Mais alguns anos se passam e ela vai encontrar o sacerdote no fim da vida dele. Ele tem uma aprendiz, Fern, que ele passa para Frieren.

Após a morte dele, a história realmente começa, e vamos acompanhar Frieren e Fern seguindo a vida e indo até o Além, o Paraíso mesmo, para que Frieren possa se reencontrar com seus companheiros.

A Singularidade de Frieren

Este anime é diferente… de uma forma boa e única. Ele tem um ritmo diferente, é suave e gostoso. É um anime para você saborear e aproveitar a existência dele.


Explorando o Tempo e as Relações Humanas

Ele apresenta um ritmo que não estamos acostumados, esse ritmo de falta de urgência. Não há mais uma guerra, um rei demônio, etc. Claro que durante a história surgem alguns clímax e inimigos, mas o foco não é esse. O foco é a jornada, o tempo e as relações humanas.

Cada episódio é único, porque Frieren descobre mais uma pequena coisa sobre ela. Ela lembra de um presente que ganhou e entende, depois de 70 anos, que aquilo foi um gesto carinhoso. Ela não fica triste por ter “perdido” aquele tempo, ela fica feliz por ter vivenciado aquele momento. Um único dia em uma vida de milhões de dias. Literalmente 1 em um milhão.


O Que Vem Depois do Fim?

Afinal, o que vem depois do fim é tudo. Você não precisa de um super clímax, um antagonista bad ass, um vilão para ser derrotado. Você pode simplesmente aproveitar a existência e o tempo, aproveitar os momentos com as pessoas. Isso dá uma história digna de ser ouvida e apreciada. Digna de pegar o top 1 do alquimista mais poderoso do mundo, que passou 15 anos tentando libertar a alma do irmão de uma armadura e ressuscitar a mãe, enquanto salva o mundo das criaturas mais malvadas do plano existencial.

O que importa não é a história, é como você a conta. E Frieren conta essa não-história, essa história depois do fim, de maneira perfeita.

Este anime dá uma vontade de viver. Não uma vontade de se tornar o melhor em algo ou uma motivação extrema, mas uma vontade de aproveitar o seu dia, dormir e acordar para aproveitar o próximo dia também.


Conclusão

E você? O que achou de Frieren? Me conte nos comentários. Se ainda não assistiu, vá dar uma olhada porque é incrível. Se gostou deste post, deixe um like e mande para algum amigo que ainda não assistiu Frieren. Se quiser se inscrever no nosso canal, aqui falamos majoritariamente de animes e mangás, mas tentamos abraçar todos os multiversos que esses bracinhos aguentam. Todos os vídeos são feitos com muito carinho, como esses dois que estão aparecendo aqui e tenho certeza que você vai gostar também.

Te vejo em algum deles e até lá, valeu, falou, fui.

Veja Mais
Animes Subestimados Que Você Precisa Assistir!

Animes Subestimados Que Você Precisa Assistir!

Descubra 7 animes subestimados que você precisa assistir! Desde aventuras científicas em Dr. Stone até o drama emocional de 86: Eighty-Six. Veja nossa lista completa e mergulhe em histórias incríveis que merecem mais atenção.

Frieren: O Que Vem Depois do Fim?

Frieren: O Que Vem Depois do Fim?

Descubra o que acontece após o fim das grandes aventuras em Frieren, um anime que explora o tempo, a jornada e as relações humanas de forma única e emocionante. Leia nossa análise completa.

Koe no Katachi: Uma Reflexão Sobre Perdão e Redenção

Koe no Katachi: Uma Reflexão Sobre Perdão e Redenção

Descubra a jornada emocional de Koe no Katachi e explore temas profundos como perdão, redenção e amizade. Leia nossa análise completa do filme.

Melhores animes para assistir em 2024

Melhores animes para assistir em 2024

A Viagem de Chihiro (no original “Sen to Chihiro no Kamikakushi”) foi produzido pelo Studio